1-
Escolas que atendem, no Mais Educação, apenas 20% dos alunos matriculados é
considerada uma escola de Educação Integral?
Educação Integral é muito mais que a
ampliação da carga horária. A concepção de Educação Integral é alicerçada sobre
três eixos estruturantes: tempo, espaço e oportunidade. Deve-se buscar a
formação integral antes de qualquer coisa, para que o estudante tenha todas as
dimensões humanas respeitadas com equilíbrio entre os aspectos cognitivos,
afetivos, psicomotores e sociais. Então, além da ampliação da jornada, é
necessário refletir em torno das questões de Para que ensinar e como ensinar.
2-
Não temos espaço físico para funcionar a escola integral. Falta refeitório,
auditório e espaços apropriados, como devemos proceder? (cef34cei@gmail.com)
De acordo com os princípios da Educação
Integral postos no Currículo Em Movimento, no planejamento da escola é
necessário mapear os potenciais educativos da região onde se encontra a escola,
romper com os muros da escola. Para que isso seja realizado, é necessário
dialogar com a comunidade a fim de tornar a escola um espaço comunitário.
3-
Esse treinamento não funciona de forma coletiva. Há a necessidade de
conscientizar todo o corpo docente e discente para a nova escola que está
surgindo. Porque não trazer esse treinamento em forma de oficinas locais nos
próprios ambientes escolares trazendo grupos de fora da escola?
Esses encontros e formações são feitos
para coordenadores intermediários e gestores para que esses tornem
multiplicadores das concepções de educação integral para sua comunidade, que
essas ideias sejam debatidas e levadas para os espaços coletivos de coordenação
escolar, porém, nada impede que a escola se organize para trazer palestras e
debates maiores e convide outras pessoas para participarem e enriquecerem da
melhor forma possível, mas essa articulação deve partir da própria comunidade
escolar.
4-
Como fazer um tratamento igualitário se temos uma escola com 1700 alunos e
desses, apenas 200 alunos fazem parte do programa da educação integral? (centroeduc03.sobr@hotmail.com)
Como dito na questão 1, é importante
ressaltar que Educação Integral não é só a ampliação da carga horária, mas uma
concepção de tratar o estudante de forma integral, respeitando e equilibrando
aspectos cognitivos, afetivos, psicomotores e sociais. Nessa perspectiva todos
os 1700 estudantes da escola terão acesso a educação integral, ainda que apenas
200 estudantes sejam atendidos em jornada de tempo integral.
5-
Como fazer educação integrada nas unidades escolares com voluntários, como
integrar os professores especializados e outros voluntários do Mais Educação? (cosmeema@hotmail.com)
A equipe gestora junto com seus
coordenadores devem articular o trabalho a ser realizado, incentivando os
professores a verem os monitores e outros voluntários que estão na escola como
parceiros de trabalho. As atividades diversificadas devem dialogar com os
projetos escolares. Aproveitar os espaços de coordenação coletiva para escolher
as atividades, para ouvir o que os atores envolvidos no processo de
aprendizagem acham e esperam da Educação Integral.
6-
O projeto é muito interessante e inovador, porém a parte teórica funciona, mas
o que pode fazer para acabar com a burocracia da parte financeira e com os
espaços físicos para realizarmos uma boa escola integral?
Ao trabalhar com verba pública, é
necessário haver prestação de contas. O uso da verba destinada ao Programa Mais
Educação é mais desburocratizado, visto que o dinheiro vai direto para a escola
dando autonomia para decidir como gastar, havendo apenas a necessidade de
adequar a natureza da verba e respeitar os itens que não podem ser adquiridos.
Se a escola organiza os documentos à medida que vai gastado, organizando-os de
forma coerente, não terá dificuldades em prestar contas. Quanto aos espaços
físicos, com os recursos recebidos pode haver adequação de espaços, bem como, é
possível a cada escola que solicite obras estruturais.
7-
Hoje começamos um trabalho de aprimoramento da educação, fato este que depende
de continuidade, Mas esses que aqui estão provavelmente serão substituídos, eu
por exemplo não sou gestor e sim coordenador e assim me preocupo com o futuro
da escola. Como se posicionar em relação a isso?
O objetivo desses encontros é levar o
debate para que seja replicado na escola. Abrir espaços de debate e estudo
durante as coordenações é fundamental para garantir a real assimilação das
concepções de educação Integral. Dessa forma, a tendência é que o PPP da escola
seja vivo e interiorizado à rotina da escola, logo, todos os seus atores
falarão a mesma língua e independente da gestão, a tendência é de continuidade
do trabalho pedagógico, seja com a equipe atual, ou com as equipes que virão.
8-
De que forma acabar com o sistema de 2 escolas no mesmo espaço escolar, sendo
uma de currículo parcial e outra de educação integral?
As atividades diversificadas devem dialogar
com os projetos escolares e as atividades devem ter significado na cultura
escolar. A partir do momento que toda a comunidade escolar assimilar as
atividades complementares desenvolvidas na escola, participando da seleção,
colaborando com a execução das atividades e contribuindo com a avaliação, maior
será possibilidade de que todas as atividades desenvolvidas na e pela escola
sejam compreendidas como atividades de um turno único integral.
9-
Foi dito aqui sobre aluno da escola e aluno da educação integral. Como
minimizar esta ação que é realidade em nossas escolas? (dasilvaleitep@gmail.com)
Se a escola conseguir integrar os
diversos turnos escolares a tendência é de que não se trate os estudantes atendidos
em tempo integral como alunos diferentes dos demais estudantes atendidos em
tempo parcial. É necessário compreender que todos os estudantes podem (e devem)
ter acesso à educação integral, ainda que apenas alguns tenham oportunidade de
permanecer em jornada de tempo integral.
10-
Existe a real necessidade de elaborar e jogar ações das oficinas do Mais
Educação nas ações do PDE?
O ano de 2014
marcou a migração do Programa Mais Educação da plataforma SIMEC para a
Plataforma do PDE Interativo, porém em 2014 ainda não é obrigatório que se
preencha o cadastro do PDE na íntegra, sendo apenas recomendado que se faça tal
procedimento, pois o PDE Escola é uma instrumento muito importante e completo
no auxilio do planejamento individual de cada escola.
11-
Algumas escolas já receberam as lousas digitais pelo FNDE. Haverá alguma
capacitação para a utilização desse recurso?
A lousa digital é um equipamento
simples, conforme descrito no site do FNDE (http://www.fnde.gov.br/portaldecompras/index.php/produtos/computador-interatvo-projetor) Há um vídeo
disponível no youtube que pode auxiliar no entendimento de suas
funcionalidades: https://www.youtube.com/watch?v=R4JazjYHZIk .
12-
Por que o programa Pronacampo não está disponível para o entorno e está
disponível para o DF? (regiassis04@gmail.com)
Não dispomos de maiores informações
sobre o PRONACAMPO, sendo necessário consultar o MEC sobre essa política.
Sugerimos contato direto com o setor responsável pelo programa. Maiores
informações disponíveis em: http://portal.mec.gov.br/index.php?%20option=com_content&view=article&id=18720:pronacampo&catid=194:secad-educacao%20%20-continuada. Contato para informações podem ser
adquiridas com a Diretoria de Políticas de
Educação do Campo, Indígena para as Relações Étnico-Raciais no telefone (61)
2022 9011 ou no e-mail: coodenacaoeducampo@mec.gov.br
13-
As escolas que têm educação integral em espaço inadequado e que já funcionam a
mais de três anos, existe alguma perspectiva de ampliação e construção de
espaços adequados?
Regularmente as Secretarias de Educação
estão em processo de manutenção, adequação e ampliação das escolas. É
necessário verificar junto ao setor responsável pela manutenção e obras de sua
região para conferir se tem previsão de obras para sua escola.
14-
Como saberei quanto está destinado para cada ação: monitores, kits, reparos e
etc. (helenabento@yahoo.com.br)
Para saber quanto a escola deve receber
basta verificar o Relatório de Estimativa no site www.pdeinterativo.mec.gov.br, na aba do Mais Educação. Esse
relatório lhe dará o valor total a ser recebido, e para montar a sua planilha
de gastos com monitores, basta verificar o Manual Operacional de Educação
Integral 2014, onde os valores de cada atividades estão discriminadas, com a respectiva
natureza de custeio e capital. Dessa forma, a escola pode montar seu próprio
Plano de Ação.
15-
Caso a escola Estadual de Goiás, por exemplo, participe da modalidade
“Orientação de estudos” qual é o valor do ressarcimento de monitores por turma?
(rosely.430@hotmail.com )
Para todas as escolas Urbanas do Brasil
o cálculo é o mesmo, e prevê o valor de R$ 80,00/mês para cada grupo de 15
estudantes atendidos. No caso de escola rural, esse valor sobe para R$120,00.
Reiteramos que as turmas de orientação de estudos são formadas por 15
estudantes e não 30 como as demais atividades do Programa Mais Educação.
16-
Nas escolas estaduais de Goiás, os kits devem ser adquiridos só até o mês de
outubro ou qual é o prazo limite para a aquisição? (rosely.430@hotmail.com
)
O Programa Mais Educação prevê seu
funcionamento enquanto as aulas estiverem ocorrendo, portanto, o recurso
disponibilizado para implementação da jornada de tempo integral está disponível
para ser gasto durante os 10 meses de execução do programa.
17-
Se tenho disponibilidade financeira para contratar 6 monitores, mas até o
momento só precisei contratar 4, pois alguns professores colaboravam com a
realização das atividades. No entanto, um professor entrou de LTS e ficará
afastado até o final do ano. Posso fazer contratação agora para dar
continuidade às atividades? (franciscabdf@hotmail.com )
Se a escola pode contar com até 6
monitores, mas só precisou 4, nada impede que os outros dois monitores sejam
convidados a participar das atividades, independente se as atividades já foram
iniciadas. Havendo o recurso, não há problemas para contratação.
18-
Perdi o monitor da atividade de banda. Como ainda não recebi a banda, posso
trocar a atividade? Receberei esta banda pelo FNDE? ( luciadiretorasol@yahoo.com.br )
Segundo o MEC, as bandas estão em
processo de licitação, portanto é provável que sua escola receba esse material,
mas não será agora, portanto, a escola pode fazer a troca da atividade dentro
do mesmo macrocampo devendo registrar o procedimento em ata, sendo essa
referendada pelo conselho escolar da sua Unidade Escolar.
Envie a secretaria de educação a ata de
reunião do conselho escolar informando a situação. Na ata deve conter o estudo
indicando a quantidade de estudantes que serão efetivamente atendidos e a
quantidade de estudantes inscritos. A verba excedente deverá ser calculada e
reprogramada ao final do ano pois nesse caso, não pode ser considerada economia
considerado que não atendeu o total de inscritos. No ano seguinte essa verba
reprogramada será utilizada em outras atividades de educação integral. Quando
reabrir o prazo de inscrição, é necessário que a escola adeque o quantitativo
de estudantes atendidos.
20-
Posso utilizar o recurso de uma oficina diferente, na modalidade jovens de 15 a
17 anos, já que minha escola já possui os kits? (sabrinajdantas@gmail.com)
As economias geradas podem ser
utilizadas em outras atividades de educação integral, então, nada impede que
seja utilizado para os jovens de 15 a 17 anos, desde que a natureza da verba
seja respeitada (custeio e capital)
Pode, desde que a escola registre o
procedimento em ata, sendo essa referendada pelo conselho escolar da sua
Unidade Escolar. A cópia da ata deve ser encaminhada a Secretaria de Educação
para deferimento. Lembramos que não haverá adequação de verba para a nova
oficina escolhida.
22-
Escolas que estão com prestação de contas, referente a 2013, reprovada,
receberão a segunda parcela? (sabrinajdantas@gmail.com)
Ainda não há previsão de repasse da segunda
parcela da verba, mesmo assim, a escola deve regularizar sua situação
financeira com urgência.
Desde que a oficina escolhida justifique
a aquisição do material, sim. Lembrando que não é permitido adquirir material
de uso individual, apenas coletivo.
Os itens que estão no manual são
sugestão, como explicita o Manual Operacional de Educação integral de 2014, em
sua página 19, podendo a escola adquirir os materiais que achar necessário para
o funcionamento da atividade selecionada.
Não há previsão de autorização para
fazer essa mudança de destinação de verba.
Não existe carga horária mínima para
monitor. Mas é importante que a escola e o monitor adéquem a carga horária de
acordo com suas necessidades, lembrando que eles são voluntários e que as
atividades têm intencionalidade pedagógica, devendo manter uma rotina.
27-
As escolas que reprogramaram recursos exclusivamente para ressarcimento de
monitores, serão penalizadas no repasse do recurso seguinte. No entanto, se não
planejarmos essa reprogramação, o início da jornada de tempo integral fica
prejudicado, visto que o ano em que as escolas receberam mais rápido o recurso
foi em julho. Como ficam as escolas nessa situação?
Ao contrário do que parece, não existe
penalização, os recursos são suficientes para execução das atividades por 10
meses. Se a escola não utilizou o recurso, não é necessário que o recurso seja
novamente depositado.
28-
Caso não consiga monitor para determinada oficina, o valor destinado a esta
oficina pode ser remanejado para uma oficina em execução? É necessário alterar,
através de ata, o Macrocampo/oficina, obrigatoriamente?
A escola pode optar por trocar a
oficina, fazendo a devida justificativa e ciente de que não terá adequação da
verba para a nova oficina escolhida. Para evitar esse transtorno, indicamos a
cada escola que faça essa escolha (dos macrocampos e das oficinas) de modo
coletivo, envolvendo a comunidade escolar, isso minimiza a possibilidade dessas
ocorrências.
29-
Como a ata, com alguma alteração necessária, deverá ser encaminhada a SEE? Por
e-mail? Direcionada a qual setor?
No caso do DF, deve ser encaminhado via
Memorando a Coordenação de Educação Integral, com vistas a Gerência de Educação
Básica. Em cada Secretaria de Educação, deve ser encaminhado ao setor que
acompanha o Programa Mais Educação de seu município.
30-
Quando será pago a segunda parcela do PDDE?
O Ministério
da Educação / FNDE ainda não divulgou previsão de data para repasse da segunda
parcela do Programa Mais Educação 2014.
31-
Recebi uma verba destinada a acessibilidade, porém não recebi orientações de
utilização da verba. Gostaria de receber um passo a passo da destinação dessa
verba. (joanasantana@gmail.com)
O Programa
Escola Acessível é coordenado pela Diretoria de Políticas de Educação
Especial do Ministério de Educação. O telefone de contato é o (61) 2022-7661 e
e-mail: escolaacessivel@mec.gov.br. Há maiores informações também na página eletrônica http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=17428&Itemid=817.
e-mail: escolaacessivel@mec.gov.br. Há maiores informações também na página eletrônica http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=17428&Itemid=817.
32-
PDDE Integral, PDDE Acessibilidade e PDE Escola, são necessariamente contas
separadas? (joanasantana@gmail.com)
Existem
diversas ações financiáveis no PDDE, a saber: O PDE Escola se enquadra no PDDE
Qualidade (juntamente com o Programa Ensino Médio Inovador, o Atleta na Escola,
o Escola Sustentável e o Mais Cultura nas Escolas), o Programa Escola Acessível
se enquadra no PDDE Estrutura (juntamente com o programa Água na Escola e o
programa Escola do Campo) enquanto o Programa Mais Educação se enquadra no PDDE
Educação Integral, por isso, cada um tem uma conta distinta.
33-
Tenho que inserir as ações do Mais Educação no PDDE Interativo? ( laurabarbosacoelho@gmail.com )
A partir de 2014, o cadastro do
Programa Mais Educação não é mais feito no SIMEC, sendo o cadastro do Plano de
Ação feito exclusivamente na plataforma do PDE Interativo.
34-
O material da oficina Radio Escolar é disponibilizado pelo FNDE tem previsão
para chegar na escola? (padregregoriano@yahoo.com.br;
gildafslacerda@gmail.com )
Segundo o MEC, as Rádios Escolares estão
em processo de licitação, portanto é provável que sua escola receba esse
material, mas não será agora.
35-
É possível cadastrar somente quatro oficinas? No site indica a obrigatoriedade
da oficina esporte na escola. (cefdobosque@gmail.com )
No Manual Operacional de Educação
integral 2014 indica que, se caso a escola opte pela quinta oficina, ela terá
que obrigatoriamente ser Esporte na Escola. O cadastramento da 5ª oficina é
opcional. Transcrevemos na íntegra o texto apresentado na plataforma do PDE
Interativo:
“Escolha
os Macrocampos e as Atividades que serão desenvolvidas (4 atividades). Caso
queira optar por uma 5ª atividade, essa será, obrigatoriamente, 'Esporte na
Escola/Atletismo e múltiplas vivências esportivas (basquete, futebol, futsal,
handebol, voleibol e xadrez), desde que tenha participado do Programa Mais
Educação nesta atividade no ano de 2012”
36-
Um mesmo monitor pode atender a atividade de Orientação de Estudos
simultaneamente? (ivonem09@gmail.com )
No Manual Operacional de Educação
Integral de 2014, na página 19, diz que “O monitor da atividade “Orientação de
Estudos e Leitura” poderá atender duas turmas simultaneamente, sendo seu
ressarcimento compatível ao número de turmas atendida.”
Pode, desde que tenha disponibilidade de
tempo, garantindo a qualidade do trabalho. É importante que a escola tome
cuidado com os horários descritos nos recibos, para não ocorra falhas que gerem
questionamentos na prestação de contas.
38-
O Programa Mais Educação encerra 30 de novembro ou segue o calendário escolar?
( elaiedilene@gmail.com )
As atividades de Educação Integral devem
encerrar junto com o calendário escolar. O repasse de verba garante o
atendimento em 10 meses letivos, ou seja.
39-
Em 2015 o Programa inicia junto com o calendário escolar ou em outra data? (elaiedilene@gmail.com)
O recurso recebido foi suficiente
para execução em 5 meses. O recurso residual de 2014 deverá ser reprogramado
para 2015 garantindo o início das atividades no início do período letivo, não
necessariamente no primeiro dia de aula
40-
Como faço para acessar o plano de atividades do Mais Cultura?
Basta acessar a página www.simec.mec.gov.br, na aba MAIS
CULTURA que você terá acesso ao plano cadastrado.
41-
Sabemos que trabalho voluntário não existe no Brasil. Os monitores recebem um
valor muito pequeno, o que dificulta encontrar pessoas qualificadas para
realizar oficinas. Há previsão para investir mais em recursos humanos? (garcialucia@hotmail.com)
O trabalho voluntário é algo pouco
difundido, mas conta inclusive com legislação que normatize a natureza do
voluntariado – Lei 9.608 de 18 de fevereiro de 1998 - Atualmente os valores de
ressarcimento para os monitores do Programa Mais Educação são de R$ 80,00 para
escolas urbanas e R$120,00 para escolas rurais por turma atendida. Esse valor
se justifica como ressarcimento de despesas para exercício de atividades
voluntárias. Não há divulgação de possibilidade de aumento no valor desse
ressarcimento.
42-
Um monitor pode receber por duas oficinas?
Não existe limite de oficinas nem de
turmas para um monitor, mas o gestor deve ficar atento para que os horários não
choquem e todas as oficinas possam funcionar com qualidade e garantindo o
atendimento em jornada de tempo integral.
43-
Tenho 100 alunos cadastrados no Programa Mais Educação que são atendidos de
segunda a sexta-feira, 8 horas por dia. Tenho 5 atividades sendo executadas,
entre elas, letramento matemático/linguagem. Cada monitor atende 4 turmas uma
vez por semana. Estou com dúvidas em relação ao ressarcimento mensal de cada
monitor e ainda gostaria de saber quantos monitores para estudo devem ser
contratados e quanto esse monitor ou monitores receberão? (dapedrosa@yahoo.com.br)
A quantidade de atividades cadastradas
agora em 2014 são no máximo 4. Somente é viável a adesão a uma quinta oficina
se a escola puder ofertar Esporte na Escola. Para esse novo cadastro, não teve possibilidade
de inserir Letramento Matemático, apenas acompanhamento de estudos, para que
seja algo mais abrangente e a escola possa adaptar à sua realidade.
O cálculo do ressarcimento
dos Monitores Voluntários do Programa Mais Educação leva em consideração o
número de estudantes cadastrados, o número de atividades cadastradas e
modulação de turmas.
Assim,
vamos aos cálculos:
Nº
de estudantes cadastrados: 120
Modulação
de estudantes por turma de Orientação e Estudos: 15
Nº
de turmas para a atividade de Orientação e Estudos: 120 : 15 = 8 turmas
·
Modulação
de estudantes por turma para as demais atividades: 30
Nº
de turmas para as demais atividades: 120 : 30 = 4 turmas
·
Nº
de atividades cadastradas: Para cada atividade cadastrada será selecionado um
monitor.
Ressarcimento
de cada Monitor
Orientação
e Estudos : 8 turmas x R$80,00 =
R$640,00
Atividade
2: 4 turmas x R$80,00 = R$320,00
Atividade
3 : 4 turmas x R$80,00 = R$320,00
Atividade
4: 4 turmas x R$80,00 = R$320,00
Atividade
5: 4 turmas x R$80,00 = R$320,00
TOTAL
MENSAL: R$ 1.920,00
·
Total
de gasto com ressarcimento de monitores durante a vigência de 10 meses:
10
meses x R$1.920,00 = R$19.200,00
OBS: O monitor da atividade de
“Orientação de Estudos e Leitura” poderá atender duas turmas simultaneamente,
sendo seu ressarcimento compatível ao número de turmas atendidas.
44-
O valor a ser repassado a escola que trabalho foi de R$ 58.000,00. Recebi
apenas 50% desse valor. O restante a ser depositado é para 5 meses ou para todo
o ano de 2015? (sol_ange.alcantra@hotmail.com)
O plano de atendimento é referente ao
período de 10 meses. Então, a primeira parcela foi suficiente para garantir 5
meses de atendimento e a segunda parcela será suficiente para mais 5 meses de
atendimento.
45-Por
que o valor da primeira parcela foi inferior a 50% dos valores devidos? Favor
enviar planilha detalhada. Os relatórios dos macrocampos têm que ser juntos, ou
seja, duas oficinas podem contar no mesmo relatório? (a.mendesvieira@gmail.com) (lucelenalu@hotmail.com)
Senhor gestor, provavelmente o senhor
recebeu menos de 50% do valor da execução do plano por já ter dinheiro em caixa
na data de 31 de março de 2014. Nesse caso, o valor foi apenas complementado.
Não foi disponibilizado o Plano de Ação de cada escola mas é possível montar o
plano de sua escola da seguinte forma: No Manual Operacional de Educação Integral,
vem discriminado os valores de custeio e capital de cada oficina. Para os
valores de ressarcimento de monitor, basta fazer as contas de acordo com a
quantidade de turmas relativas ao quantitativo de alunos inscritos.
46-
Os débitos deixados por gestores antecessores devem ser pagos pela gestão
atual?
Se estas
dívidas dizem respeito a fatos que impedem a realização da prestação de contas,
recomenda-se procurar os gestores anteriores com vistas aos procedimentos de
regularização.
Caso os
gestores atuais não sejam bem sucedidos com essa iniciativa de solucionar as
pendências, o procedimento a ser adotado é a representação protocolizada junto
ao Ministério Público.
Veja! O gestor
atual não é responsável pela execução passada, mas a ele compete prestar contas
se dispuser da documentação ou entrar com a representação, caso não tenha as
condições para a formalização do processo de prestação de contas.
Art. 5º da Resolução CD/FNDE nº 15, de 10 de julho
de 2014.
47-
Os membros atuais do conselho escolar são responsáveis pelas dívidas dos
membros antecessores?
Essa questão
tem o mesmo entendimento que a questão 46.
48-
Por que a UEx não pode optar em receber por outro banco que não seja o Banco do
Brasil?
Por uma
questão operacional e de disponibilização de serviços, o Banco do Brasil
oferece melhores condições do que os outros poucos bancos parceiros.
Dentre os serviços está, inclusive, o processo de
implementação do cartão de débito para o PDDE.
Esse projeto
está em fase de texto, para ser estendido a todo o Brasil.
49-
Não entendi que foi falado sobre prazos de prestação de contas até outubro.
Prazo de que?
A Resolução
CD/FNDE nº 10, de 18 de abril de 2014, que regulamenta a execução o PDDE, em
seu art. 12 definia que era condição para a efetivação do repasse do Programa,
que as EEx e UEx não tivessem pendências de prestação de contas até 30 de junho
do ano em que ocorreria o repasse
A resolução
CD/FNDE nº 21, de 13 de outubro de 2014, estendeu esse prazo para o último dia
útil de outubro, em seu art. 5º.
Veja! Não
confundir o prazo de apresentar a prestação de contas – as EEx para as
secretarias de educação ou as prefeituras, dependendo da escola, até o último
dia útil de janeiro. As EEx para o FNDE, até o último dia útil de março.
50-
Vamos receber os 50% da segunda parcela?
Quanto a esta
questão, está sendo discutido os momentos em que se darão os repasses.
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