quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Questionamentos apresentados pelos participantes

1- Escolas que atendem, no Mais Educação, apenas 20% dos alunos matriculados é considerada uma escola de Educação Integral?
Educação Integral é muito mais que a ampliação da carga horária. A concepção de Educação Integral é alicerçada sobre três eixos estruturantes: tempo, espaço e oportunidade. Deve-se buscar a formação integral antes de qualquer coisa, para que o estudante tenha todas as dimensões humanas respeitadas com equilíbrio entre os aspectos cognitivos, afetivos, psicomotores e sociais. Então, além da ampliação da jornada, é necessário refletir em torno das questões de Para que ensinar e como ensinar.


2- Não temos espaço físico para funcionar a escola integral. Falta refeitório, auditório e espaços apropriados, como devemos proceder? (cef34cei@gmail.com)
De acordo com os princípios da Educação Integral postos no Currículo Em Movimento, no planejamento da escola é necessário mapear os potenciais educativos da região onde se encontra a escola, romper com os muros da escola. Para que isso seja realizado, é necessário dialogar com a comunidade a fim de tornar a escola um espaço comunitário.


3- Esse treinamento não funciona de forma coletiva. Há a necessidade de conscientizar todo o corpo docente e discente para a nova escola que está surgindo. Porque não trazer esse treinamento em forma de oficinas locais nos próprios ambientes escolares trazendo grupos de fora da escola?
Esses encontros e formações são feitos para coordenadores intermediários e gestores para que esses tornem multiplicadores das concepções de educação integral para sua comunidade, que essas ideias sejam debatidas e levadas para os espaços coletivos de coordenação escolar, porém, nada impede que a escola se organize para trazer palestras e debates maiores e convide outras pessoas para participarem e enriquecerem da melhor forma possível, mas essa articulação deve partir da própria comunidade escolar. 


4- Como fazer um tratamento igualitário se temos uma escola com 1700 alunos e desses, apenas 200 alunos fazem parte do programa da educação integral? (centroeduc03.sobr@hotmail.com)
Como dito na questão 1, é importante ressaltar que Educação Integral não é só a ampliação da carga horária, mas uma concepção de tratar o estudante de forma integral, respeitando e equilibrando aspectos cognitivos, afetivos, psicomotores e sociais. Nessa perspectiva todos os 1700 estudantes da escola terão acesso a educação integral, ainda que apenas 200 estudantes sejam atendidos em jornada de tempo integral.


5- Como fazer educação integrada nas unidades escolares com voluntários, como integrar os professores especializados e outros voluntários do Mais Educação? (cosmeema@hotmail.com)
A equipe gestora junto com seus coordenadores devem articular o trabalho a ser realizado, incentivando os professores a verem os monitores e outros voluntários que estão na escola como parceiros de trabalho. As atividades diversificadas devem dialogar com os projetos escolares. Aproveitar os espaços de coordenação coletiva para escolher as atividades, para ouvir o que os atores envolvidos no processo de aprendizagem acham e esperam da Educação Integral.


6- O projeto é muito interessante e inovador, porém a parte teórica funciona, mas o que pode fazer para acabar com a burocracia da parte financeira e com os espaços físicos para realizarmos uma boa escola integral?
Ao trabalhar com verba pública, é necessário haver prestação de contas. O uso da verba destinada ao Programa Mais Educação é mais desburocratizado, visto que o dinheiro vai direto para a escola dando autonomia para decidir como gastar, havendo apenas a necessidade de adequar a natureza da verba e respeitar os itens que não podem ser adquiridos. Se a escola organiza os documentos à medida que vai gastado, organizando-os de forma coerente, não terá dificuldades em prestar contas. Quanto aos espaços físicos, com os recursos recebidos pode haver adequação de espaços, bem como, é possível a cada escola que solicite obras estruturais.


7- Hoje começamos um trabalho de aprimoramento da educação, fato este que depende de continuidade, Mas esses que aqui estão provavelmente serão substituídos, eu por exemplo não sou gestor e sim coordenador e assim me preocupo com o futuro da escola. Como se posicionar em relação a isso?
O objetivo desses encontros é levar o debate para que seja replicado na escola. Abrir espaços de debate e estudo durante as coordenações é fundamental para garantir a real assimilação das concepções de educação Integral. Dessa forma, a tendência é que o PPP da escola seja vivo e interiorizado à rotina da escola, logo, todos os seus atores falarão a mesma língua e independente da gestão, a tendência é de continuidade do trabalho pedagógico, seja com a equipe atual, ou com as equipes que virão.


8- De que forma acabar com o sistema de 2 escolas no mesmo espaço escolar, sendo uma de currículo parcial e outra de educação integral?
As atividades diversificadas devem dialogar com os projetos escolares e as atividades devem ter significado na cultura escolar. A partir do momento que toda a comunidade escolar assimilar as atividades complementares desenvolvidas na escola, participando da seleção, colaborando com a execução das atividades e contribuindo com a avaliação, maior será possibilidade de que todas as atividades desenvolvidas na e pela escola sejam compreendidas como atividades de um turno único integral.


9- Foi dito aqui sobre aluno da escola e aluno da educação integral. Como minimizar esta ação que é realidade em nossas escolas? (dasilvaleitep@gmail.com)
Se a escola conseguir integrar os diversos turnos escolares a tendência é de que não se trate os estudantes atendidos em tempo integral como alunos diferentes dos demais estudantes atendidos em tempo parcial. É necessário compreender que todos os estudantes podem (e devem) ter acesso à educação integral, ainda que apenas alguns tenham oportunidade de permanecer em jornada de tempo integral.


10- Existe a real necessidade de elaborar e jogar ações das oficinas do Mais Educação nas ações do PDE?
O ano de 2014 marcou a migração do Programa Mais Educação da plataforma SIMEC para a Plataforma do PDE Interativo, porém em 2014 ainda não é obrigatório que se preencha o cadastro do PDE na íntegra, sendo apenas recomendado que se faça tal procedimento, pois o PDE Escola é uma instrumento muito importante e completo no auxilio do planejamento individual de cada escola.


11- Algumas escolas já receberam as lousas digitais pelo FNDE. Haverá alguma capacitação para a utilização desse recurso?
            A lousa digital é um equipamento simples, conforme descrito no site do FNDE (http://www.fnde.gov.br/portaldecompras/index.php/produtos/computador-interatvo-projetor) Há um vídeo disponível no youtube que pode auxiliar no entendimento de suas funcionalidades: https://www.youtube.com/watch?v=R4JazjYHZIk .


12- Por que o programa Pronacampo não está disponível para o entorno e está disponível para o DF? (regiassis04@gmail.com)
            Não dispomos de maiores informações sobre o PRONACAMPO, sendo necessário consultar o MEC sobre essa política. Sugerimos contato direto com o setor responsável pelo programa. Maiores informações disponíveis em: http://portal.mec.gov.br/index.php?%20option=com_content&view=article&id=18720:pronacampo&catid=194:secad-educacao%20%20-continuada. Contato para informações podem ser adquiridas com a Diretoria de Políticas de Educação do Campo, Indígena para as Relações Étnico-Raciais no telefone (61) 2022 9011 ou no e-mail: coodenacaoeducampo@mec.gov.br


13- As escolas que têm educação integral em espaço inadequado e que já funcionam a mais de três anos, existe alguma perspectiva de ampliação e construção de espaços adequados?
Regularmente as Secretarias de Educação estão em processo de manutenção, adequação e ampliação das escolas. É necessário verificar junto ao setor responsável pela manutenção e obras de sua região para conferir se tem previsão de obras para sua escola.


14- Como saberei quanto está destinado para cada ação: monitores, kits, reparos e etc. (helenabento@yahoo.com.br)
Para saber quanto a escola deve receber basta verificar o Relatório de Estimativa no site www.pdeinterativo.mec.gov.br, na aba do Mais Educação. Esse relatório lhe dará o valor total a ser recebido, e para montar a sua planilha de gastos com monitores, basta verificar o Manual Operacional de Educação Integral 2014, onde os valores de cada atividades estão discriminadas, com a respectiva natureza de custeio e capital. Dessa forma, a escola pode montar seu próprio Plano de Ação.


15- Caso a escola Estadual de Goiás, por exemplo, participe da modalidade “Orientação de estudos” qual é o valor do ressarcimento de monitores por turma? (rosely.430@hotmail.com )
Para todas as escolas Urbanas do Brasil o cálculo é o mesmo, e prevê o valor de R$ 80,00/mês para cada grupo de 15 estudantes atendidos. No caso de escola rural, esse valor sobe para R$120,00. Reiteramos que as turmas de orientação de estudos são formadas por 15 estudantes e não 30 como as demais atividades do Programa Mais Educação.


16- Nas escolas estaduais de Goiás, os kits devem ser adquiridos só até o mês de outubro ou qual é o prazo limite para a aquisição?  (rosely.430@hotmail.com )
O Programa Mais Educação prevê seu funcionamento enquanto as aulas estiverem ocorrendo, portanto, o recurso disponibilizado para implementação da jornada de tempo integral está disponível para ser gasto durante os 10 meses de execução do programa.


17- Se tenho disponibilidade financeira para contratar 6 monitores, mas até o momento só precisei contratar 4, pois alguns professores colaboravam com a realização das atividades. No entanto, um professor entrou de LTS e ficará afastado até o final do ano. Posso fazer contratação agora para dar continuidade às atividades? (franciscabdf@hotmail.com )
Se a escola pode contar com até 6 monitores, mas só precisou 4, nada impede que os outros dois monitores sejam convidados a participar das atividades, independente se as atividades já foram iniciadas. Havendo o recurso, não há problemas para contratação.


18- Perdi o monitor da atividade de banda. Como ainda não recebi a banda, posso trocar a atividade? Receberei esta banda pelo FNDE? ( luciadiretorasol@yahoo.com.br )
Segundo o MEC, as bandas estão em processo de licitação, portanto é provável que sua escola receba esse material, mas não será agora, portanto, a escola pode fazer a troca da atividade dentro do mesmo macrocampo devendo registrar o procedimento em ata, sendo essa referendada pelo conselho escolar da sua Unidade Escolar.


19- Cadastrei mais alunos que a escola comporta. O que fazer? (sabrinajdantas@gmail.com)
Envie a secretaria de educação a ata de reunião do conselho escolar informando a situação. Na ata deve conter o estudo indicando a quantidade de estudantes que serão efetivamente atendidos e a quantidade de estudantes inscritos. A verba excedente deverá ser calculada e reprogramada ao final do ano pois nesse caso, não pode ser considerada economia considerado que não atendeu o total de inscritos. No ano seguinte essa verba reprogramada será utilizada em outras atividades de educação integral. Quando reabrir o prazo de inscrição, é necessário que a escola adeque o quantitativo de estudantes atendidos.


20- Posso utilizar o recurso de uma oficina diferente, na modalidade jovens de 15 a 17 anos, já que minha escola já possui os kits? (sabrinajdantas@gmail.com)
As economias geradas podem ser utilizadas em outras atividades de educação integral, então, nada impede que seja utilizado para os jovens de 15 a 17 anos, desde que a natureza da verba seja respeitada (custeio e capital)


21- Cadastrada a oficina, posso trocar? (sabrinajdantas@gmail.com)
Pode, desde que a escola registre o procedimento em ata, sendo essa referendada pelo conselho escolar da sua Unidade Escolar. A cópia da ata deve ser encaminhada a Secretaria de Educação para deferimento. Lembramos que não haverá adequação de verba para a nova oficina escolhida.


22- Escolas que estão com prestação de contas, referente a 2013, reprovada, receberão a segunda parcela? (sabrinajdantas@gmail.com)
Ainda não há previsão de repasse da segunda parcela da verba, mesmo assim, a escola deve regularizar sua situação financeira com urgência.


23- Posso comprar material de papelaria com o recurso? (sabrinajdantas@gmail.com)
Desde que a oficina escolhida justifique a aquisição do material, sim. Lembrando que não é permitido adquirir material de uso individual, apenas coletivo.


24- Posso comprar material/ bens que não estão no manual? (sabrinajdantas@gmail.com)
Os itens que estão no manual são sugestão, como explicita o Manual Operacional de Educação integral de 2014, em sua página 19, podendo a escola adquirir os materiais que achar necessário para o funcionamento da atividade selecionada.


25- Posso utilizar recursos dos kits para pagar monitor? (sabrinajdantas@gmail.com)
Não há previsão de autorização para fazer essa mudança de destinação de verba.


26- Existe carga horária mínima para o monitor? (sabrinajdantas@gmail.com)
Não existe carga horária mínima para monitor. Mas é importante que a escola e o monitor adéquem a carga horária de acordo com suas necessidades, lembrando que eles são voluntários e que as atividades têm intencionalidade pedagógica, devendo manter uma rotina.


27- As escolas que reprogramaram recursos exclusivamente para ressarcimento de monitores, serão penalizadas no repasse do recurso seguinte. No entanto, se não planejarmos essa reprogramação, o início da jornada de tempo integral fica prejudicado, visto que o ano em que as escolas receberam mais rápido o recurso foi em julho. Como ficam as escolas nessa situação?
Ao contrário do que parece, não existe penalização, os recursos são suficientes para execução das atividades por 10 meses. Se a escola não utilizou o recurso, não é necessário que o recurso seja novamente depositado.


28- Caso não consiga monitor para determinada oficina, o valor destinado a esta oficina pode ser remanejado para uma oficina em execução? É necessário alterar, através de ata, o Macrocampo/oficina, obrigatoriamente?
A escola pode optar por trocar a oficina, fazendo a devida justificativa e ciente de que não terá adequação da verba para a nova oficina escolhida. Para evitar esse transtorno, indicamos a cada escola que faça essa escolha (dos macrocampos e das oficinas) de modo coletivo, envolvendo a comunidade escolar, isso minimiza a possibilidade dessas ocorrências.


29- Como a ata, com alguma alteração necessária, deverá ser encaminhada a SEE? Por e-mail? Direcionada a qual setor?
No caso do DF, deve ser encaminhado via Memorando a Coordenação de Educação Integral, com vistas a Gerência de Educação Básica. Em cada Secretaria de Educação, deve ser encaminhado ao setor que acompanha o Programa Mais Educação de seu município.


30- Quando será pago a segunda parcela do PDDE?
O Ministério da Educação / FNDE ainda não divulgou previsão de data para repasse da segunda parcela do Programa Mais Educação 2014.


31- Recebi uma verba destinada a acessibilidade, porém não recebi orientações de utilização da verba. Gostaria de receber um passo a passo da destinação dessa verba. (joanasantana@gmail.com)
O Programa Escola Acessível é coordenado pela  Diretoria de Políticas de Educação Especial do Ministério de Educação. O telefone de contato é o (61) 2022-7661 e
e-mail: 
escolaacessivel@mec.gov.br. Há maiores informações também na página eletrônica http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=17428&Itemid=817.


32- PDDE Integral, PDDE Acessibilidade e PDE Escola, são necessariamente contas separadas?  (joanasantana@gmail.com)
            Existem diversas ações financiáveis no PDDE, a saber: O PDE Escola se enquadra no PDDE Qualidade (juntamente com o Programa Ensino Médio Inovador, o Atleta na Escola, o Escola Sustentável e o Mais Cultura nas Escolas), o Programa Escola Acessível se enquadra no PDDE Estrutura (juntamente com o programa Água na Escola e o programa Escola do Campo) enquanto o Programa Mais Educação se enquadra no PDDE Educação Integral, por isso, cada um tem uma conta distinta.


33- Tenho que inserir as ações do Mais Educação no PDDE Interativo? ( laurabarbosacoelho@gmail.com )
            A partir de 2014, o cadastro do Programa Mais Educação não é mais feito no SIMEC, sendo o cadastro do Plano de Ação feito exclusivamente na plataforma do PDE Interativo.


34- O material da oficina Radio Escolar é disponibilizado pelo FNDE tem previsão para chegar na escola? (padregregoriano@yahoo.com.brgildafslacerda@gmail.com )
Segundo o MEC, as Rádios Escolares estão em processo de licitação, portanto é provável que sua escola receba esse material, mas não será agora.


35- É possível cadastrar somente quatro oficinas? No site indica a obrigatoriedade da oficina esporte na escola. (cefdobosque@gmail.com )
No Manual Operacional de Educação integral 2014 indica que, se caso a escola opte pela quinta oficina, ela terá que obrigatoriamente ser Esporte na Escola. O cadastramento da 5ª oficina é opcional. Transcrevemos na íntegra o texto apresentado na plataforma do PDE Interativo:

“Escolha os Macrocampos e as Atividades que serão desenvolvidas (4 atividades). Caso queira optar por uma 5ª atividade, essa será, obrigatoriamente, 'Esporte na Escola/Atletismo e múltiplas vivências esportivas (basquete, futebol, futsal, handebol, voleibol e xadrez), desde que tenha participado do Programa Mais Educação nesta atividade no ano de 2012”


36- Um mesmo monitor pode atender a atividade de Orientação de Estudos simultaneamente? (ivonem09@gmail.com )
No Manual Operacional de Educação Integral de 2014, na página 19, diz que “O monitor da atividade “Orientação de Estudos e Leitura” poderá atender duas turmas simultaneamente, sendo seu ressarcimento compatível ao número de turmas atendida.”


37- O monitor pode trabalhar com duas modalidades na mesma escola? (elaiedilene@gmail.com )
Pode, desde que tenha disponibilidade de tempo, garantindo a qualidade do trabalho. É importante que a escola tome cuidado com os horários descritos nos recibos, para não ocorra falhas que gerem questionamentos na prestação de contas.


38- O Programa Mais Educação encerra 30 de novembro ou segue o calendário escolar? ( elaiedilene@gmail.com )
As atividades de Educação Integral devem encerrar junto com o calendário escolar. O repasse de verba garante o atendimento em 10 meses letivos, ou seja.


39- Em 2015 o Programa inicia junto com o calendário escolar ou em outra data? (elaiedilene@gmail.com)
            O recurso recebido foi suficiente para execução em 5 meses. O recurso residual de 2014 deverá ser reprogramado para 2015 garantindo o início das atividades no início do período letivo, não necessariamente no primeiro dia de aula


40- Como faço para acessar o plano de atividades do Mais Cultura?
            Basta acessar a página www.simec.mec.gov.br, na aba MAIS CULTURA que você terá acesso ao plano cadastrado.


41- Sabemos que trabalho voluntário não existe no Brasil. Os monitores recebem um valor muito pequeno, o que dificulta encontrar pessoas qualificadas para realizar oficinas. Há previsão para investir mais em recursos humanos? (garcialucia@hotmail.com)
O trabalho voluntário é algo pouco difundido, mas conta inclusive com legislação que normatize a natureza do voluntariado – Lei 9.608 de 18 de fevereiro de 1998 - Atualmente os valores de ressarcimento para os monitores do Programa Mais Educação são de R$ 80,00 para escolas urbanas e R$120,00 para escolas rurais por turma atendida. Esse valor se justifica como ressarcimento de despesas para exercício de atividades voluntárias. Não há divulgação de possibilidade de aumento no valor desse ressarcimento.


42- Um monitor pode receber por duas oficinas?
Não existe limite de oficinas nem de turmas para um monitor, mas o gestor deve ficar atento para que os horários não choquem e todas as oficinas possam funcionar com qualidade e garantindo o atendimento em jornada de tempo integral.


43- Tenho 100 alunos cadastrados no Programa Mais Educação que são atendidos de segunda a sexta-feira, 8 horas por dia. Tenho 5 atividades sendo executadas, entre elas, letramento matemático/linguagem. Cada monitor atende 4 turmas uma vez por semana. Estou com dúvidas em relação ao ressarcimento mensal de cada monitor e ainda gostaria de saber quantos monitores para estudo devem ser contratados e quanto esse monitor ou monitores receberão? (dapedrosa@yahoo.com.br)
A quantidade de atividades cadastradas agora em 2014 são no máximo 4. Somente é viável a adesão a uma quinta oficina se a escola puder ofertar Esporte na Escola. Para esse novo cadastro, não teve possibilidade de inserir Letramento Matemático, apenas acompanhamento de estudos, para que seja algo mais abrangente e a escola possa adaptar à sua realidade.
O cálculo do ressarcimento dos Monitores Voluntários do Programa Mais Educação leva em consideração o número de estudantes cadastrados, o número de atividades cadastradas e modulação de turmas.
Assim, vamos aos cálculos:
Nº de estudantes cadastrados: 120
Modulação de estudantes por turma de Orientação e Estudos: 15
Nº de turmas para a atividade de Orientação e Estudos: 120 : 15 = 8 turmas

·         Modulação de estudantes por turma para as demais atividades: 30
Nº de turmas para as demais atividades: 120 : 30 = 4 turmas

·         Nº de atividades cadastradas: Para cada atividade cadastrada será selecionado um monitor.
Ressarcimento de cada Monitor
Orientação e Estudos :  8 turmas x R$80,00 = R$640,00
Atividade 2:  4 turmas x R$80,00 = R$320,00
Atividade 3 : 4 turmas x R$80,00 = R$320,00
Atividade 4: 4 turmas x R$80,00 = R$320,00
Atividade 5: 4 turmas x R$80,00 = R$320,00
TOTAL MENSAL:                        R$ 1.920,00

·         Total de gasto com ressarcimento de monitores durante a vigência de 10 meses:
10 meses x R$1.920,00 = R$19.200,00
OBS: O monitor da atividade de “Orientação de Estudos e Leitura” poderá atender duas turmas simultaneamente, sendo seu ressarcimento compatível ao número de turmas atendidas.


44- O valor a ser repassado a escola que trabalho foi de R$ 58.000,00. Recebi apenas 50% desse valor. O restante a ser depositado é para 5 meses ou para todo o ano de 2015? (sol_ange.alcantra@hotmail.com)
O plano de atendimento é referente ao período de 10 meses. Então, a primeira parcela foi suficiente para garantir 5 meses de atendimento e a segunda parcela será suficiente para mais 5 meses de atendimento.


45-Por que o valor da primeira parcela foi inferior a 50% dos valores devidos? Favor enviar planilha detalhada. Os relatórios dos macrocampos têm que ser juntos, ou seja, duas oficinas podem contar no mesmo relatório? (a.mendesvieira@gmail.com) (lucelenalu@hotmail.com)
Senhor gestor, provavelmente o senhor recebeu menos de 50% do valor da execução do plano por já ter dinheiro em caixa na data de 31 de março de 2014. Nesse caso, o valor foi apenas complementado. Não foi disponibilizado o Plano de Ação de cada escola mas é possível montar o plano de sua escola da seguinte forma: No Manual Operacional de Educação Integral, vem discriminado os valores de custeio e capital de cada oficina. Para os valores de ressarcimento de monitor, basta fazer as contas de acordo com a quantidade de turmas relativas ao quantitativo de alunos inscritos.


46- Os débitos deixados por gestores antecessores devem ser pagos pela gestão atual?
Se estas dívidas dizem respeito a fatos que impedem a realização da prestação de contas, recomenda-se procurar os gestores anteriores com vistas aos procedimentos de regularização.
Caso os gestores atuais não sejam bem sucedidos com essa iniciativa de solucionar as pendências, o procedimento a ser adotado é a representação protocolizada junto ao Ministério Público.
Veja! O gestor atual não é responsável pela execução passada, mas a ele compete prestar contas se dispuser da documentação ou entrar com a representação, caso não tenha as condições para a formalização do processo de prestação de contas.
Art. 5º da Resolução CD/FNDE nº 15, de 10 de julho de 2014.
 

47- Os membros atuais do conselho escolar são responsáveis pelas dívidas dos membros antecessores?
Essa questão tem o mesmo entendimento que a questão 46.


48- Por que a UEx não pode optar em receber por outro banco que não seja o Banco do Brasil?
Por uma questão operacional e de disponibilização de serviços, o Banco do Brasil oferece melhores condições do que os outros poucos bancos parceiros.
Dentre os serviços está, inclusive, o processo de implementação do cartão de débito para o PDDE.
Esse projeto está em fase de texto, para ser estendido a todo o Brasil.


49- Não entendi que foi falado sobre prazos de prestação de contas até outubro. Prazo de que?

A Resolução CD/FNDE nº 10, de 18 de abril de 2014, que regulamenta a execução o PDDE, em seu art. 12 definia que era condição para a efetivação do repasse do Programa, que as EEx e UEx não tivessem pendências de prestação de contas até 30 de junho do ano em que ocorreria o repasse
A resolução CD/FNDE nº 21, de 13 de outubro de 2014, estendeu esse prazo para o último dia útil de outubro, em seu art. 5º.
Veja! Não confundir o prazo de apresentar a prestação de contas – as EEx para as secretarias de educação ou as prefeituras, dependendo da escola, até o último dia útil de janeiro. As EEx para o FNDE, até o último dia útil de março.

50- Vamos receber os 50% da segunda parcela?

Quanto a esta questão, está sendo discutido os momentos em que se darão os repasses.


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