quarta-feira, 12 de novembro de 2014

I Ação Nacional Integrada de Formação para Gestão e Execução do Programa Mais Educação

Dia 22 de Outubro de 2014 foi realizada a I Ação Nacional Integrada de Formação para Gestão e Execução do Programa Mais Educação. A Ação é um projeto da Secretaria de Educação Básica do MEC (SEB), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e as diversas secretarias de Educação de todo país, com o objetivo de promover a melhoria na execução do Programa Mais Educação em todo o país.


 No DF a Ação foi articulada pelo Comitê Gestor das Políticas de Educação Integral da RIDE-DF, contou com a presença de gestores das escolas do Distrito Federal (CRE de Ceilândia, CRE do Gama, CRE do Núcleo Bandeirante, CRE do Paranoá, CRE do PlanoPiloto/Cruzeiro, CRE de Planaltina, CRE do Recanto das Emas, CRE de São Sebastião, CRE de Samambaia, CRE de Santa Maria, CRE de Sobradinho e CRE de Taguatinga), gestores de Minas Gerais (Município de Cabeceira Grande) e Municípios do Goiás (Município de Novo Gama, Município de Luziânia, Município de Valparaiso de Goiás, Município de Cidade Ocidental e Município de Aguas Lindas de Goiás), contando ainda com a presença do MEC e do FNDE na abertura.
O evento foi um sucesso, a maioria dos 394 gestores presentes mostrou-se muito satisfeito com o evento e o Comitê já se articula para as próximas formações.
Após a abertura solene, Maria Beatriz Luce, Secretária de Educação Básica do MEC, Clarisse Salete Treversini, Diretora de Currículos e Educação Integral do MEC, Leandro Fialho, Coordenador de Educação Integral do MEC, Jacy Braga, Secretário Adjunto de Educação do DF e Edileuza Fernandes, Subsecretária de Educação Básica da SEDF falaram da importância da ação e as articulações para a implementação da Educação Integral em outras escolas da Rede, além de fortalecer às que já ofertam.
A  Prof. Dra. Edileuza Fernandes, palestrou sobre A construção do Projeto Político Pedagógico para a Educação Integral: Materializando o Currículo.
Adalberto Domingos da Paz - Coordenador Nacional do Programa Formação pela Escola/FNDE, ministrou sobre PDDE Educação Integral / Programa Mais Educação.
Na parte da tarde, os alunos da EC 210 do Recanto das Emas, fizeram uma belíssima apresentação do coral de mãos, de uma das oficinas de Educação Integral, com o acompanhamento da Diretora, do Coordenador e do monitor, responsável pelas atividades.
Após apresentação cultural, iniciou-se uma mesa redonda com Mesa Redonda com
Jeovany Machado dos Anjos e Elizeth Oliveira de Azevedo, ambos da SEDF, com os temas Execução do Programa Mais Educação e Prestação de Contas do Programa Mais Educação.


Por fim, abriu-se o espaço de  Webconferência, dando um giro pelo Brasil, fazendo um balanço das principais questões do dia, proporcionando a interação entre todos os estados envolvidos na I Ação Nacional Integrada de Formação para Gestão e Execução do Programa Mais Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário